De
acordo com Karl Marx (ateu e idealizador de uma sociedade sem classes ou divisões raciais), a religião é uma
ferramenta utilizada pelas classes dominantes para que as massas possam
"aliviar" brevemente seu "sofrimento", através do ato de
"experiências e emoções" religiosas. Marx afirma que é do interesse
das classes dominantes inculcar nas massas a convicção religiosa que os seus
atuais sofrimentos levarão a uma "eventual felicidade". Assim,
enquanto as massas acreditarem na religião, eles não tentariam fazer qualquer
esforço genuíno para compreender e superar a verdadeira fonte de seu
sofrimento, o que, na opinião do Marx foi o seu sistema econômico
não-comunista. Muitas vezes, interpretou-se que Marx defendia que a religião
seria utilizada para "controlar as pessoas", e que seria o "ópio
do povo". Esta é a principal razão que a maioria dos regimes comunistas no
passado e no presente restringiram a liberdade religiosa e proibiram cultos
religiosos.
Conclusão: o ateu quer uma sociedade justa e igualitária
Encíclica
Papal sobre a condição dos operários 15 de maio de 1891:
“Efectivamente,
os progressos incessantes da indústria... a opinião enfim mais avantajada que
os operários formam de si mesmos e a sua união mais compacta, tudo isto, sem
falar da corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito.
Por toda a parte, os espíritos estão apreensivos e numa ansiedade expectante, o
que por si só basta para mostrar quantos e quão graves interesses estão em
jogo.
...contra
a natureza todos os esforços são vãos. Foi ela, realmente, que estabeleceu
entre os homens diferenças tão multíplices como profundas; diferenças de
inteligência, de talento, de habilidade, de saúde, de força; diferenças necessárias, de onde nasce
espontaneamente a desigualdade das condições. Esta desigualdade, por outro lado, reverte em proveito de todos,
tanto da sociedade como dos indivíduos; porque a vida social requer um
organismo muito variado e funções muito diversas, e o que leva precisamente os
homens a partilharem estas funções é, principalmente, a diferença das suas
respectivas condições."
...Entre
estes deveres, eis os que dizem respeito ao pobre e ao operário: deve fornecer
integral e fielmente todo o trabalho a que se comprometeu..deve fugir dos
homens perversos que, nos seus discursos artificiosos, lhe sugerem esperanças
exageradas e lhe fazem grandes promessas, as quais só conduzem a estéreis
pesares e à ruína das fortunas."
...Os
costumes cristãos reduzem o desejo excessivo das riquezas e a sede dos prazeres...
contentam-se enfim com uma vida e alimentação frugal, e suprem pela economia a
modicidade do rendimento, longe desses vícios que consomem não só as pequenas,
mas as grandes fortunas, e dissipam os maiores patrimônios. (vamos defender os
maiores patrimônios contra a ganância dos pobres!!!)
...o
trabalho tem uma tal fecundidade e tal eficácia, que se pode afirmar, sem
receio de engano, que ele é a fonte única de onde procede a riqueza das nações.
A equidade manda, pois, que o Estado se preocupe com os trabalhadores, e
proceda de modo que, de todos os bens que eles proporcionam à sociedade, lhes
seja dada uma parte razoável, como habitação e vestuário, e que possam viver à
custa de menos trabalho e privações (Prover o básico para quem trabalha é muita
caridade!!!)
...O
trabalho muito prolongado e pesado e uma retribuição mesquinha dão, não poucas
vezes, aos operários ocasião de greves. E preciso que o Estado ponha cobro a
esta desordem grave e frequente, porque estas greves causam dano não só aos
patrões e aos mesmos operários, mas também ao comércio e aos interesses comuns
(comuns????)
...Certamente
em nenhuma outra época se viu tão grande multiplicidade de associações de todo
o gênero, principalmente de associações operárias. Mas é uma opinião,
confirmada por numerosos indícios, que elas são ordinariamente governadas por
chefes ocultos, e que obedecem a uma palavra de ordem igualmente hostil ao nome
cristão e à segurança das nações: que, depois de terem açambarcado todas as
empresas, se há operários que recusam entrar em seu seio, elas fazem-lhe expiar
a sua recusa pela miséria.”
Conclusão: o cristão quer uma sociedade
em que o pobre aceite que deve continuar pobre para proteger o patrimônio do
rico
Seu
mundo está de ponta cabeça???? Rsrs
ENTÃO LEVANTA E ACORDA!!!!