Postagens populares

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A beleza da imperfeição!

“No primeiro livro do Antigo Testamento, Gênese, Deus, eterno e onipotente, manipula o “nada” com o verbo e dá origem à luz. Para os judeus, cristãos e muçulmanos, Ele é a Primeira Causa. Tudo vem de Deus, enquanto Deus, onipresente, não vem de lugar algum. Como Deus é perfeito, Sua criação também deve ser perfeita. E assim foi, até que Adão e Eva comeram a famosa maçã da Árvore da Sabedoria. A lição é simples: o desejo e a curiosidade nos expulsaram do Paraíso, e deixamos de ser como deuses. Desde então, como meros mortais, tentamos de todos os modos nos reconectar com o que perdemos, ascender à perfeição divina. Essa busca, mesmo que nobre, já nos iludiu por tempo demais. Precisamos de um novo começo, de uma nova busca.

...da origem da matéria à origem da vida, do átomo à célula, o surgimento de estruturas materiais complexas depende fundamentalmente da existência de assimetrias.
Aos poucos, fui convergindo numa nova estética, baseada na imperfeição.
Que me perdoe o grande Vinicius de Moraes, mas beleza não é fundamental. É o imperfeito, e não o perfeito, que deve ser celebrado.
Como no famoso sinal de Marilyn Monroe, a assimetria é bela precisamente por ser imperfeita.

...Esse foco numa perfeição divina precisa mudar. Precisamos abraçar os ensinamentos de uma nova visão científica do mundo, onde o poder criativo da Natureza reside nas suas imperfeições, e não na sua perfeição; onde a vida, e mesmo a nossa existência, é frágil e preciosa.
Dentro dessa nova visão, nosso conhecimento do mundo será sempre limitado. Não existe uma Teoria Final, apenas uma descrição cada vez mais precisa da realidade em que vivemos.”

(Do novo livro de Marcelo Gleiser – “A Criação Imperfeita”)

E viva essa ADORÁVEL IMPERFEIÇÃO!!!! ;)

E agora???

Por essa não esperávamos... E agora, quem criou os criadores?
O pensamento que segue pode ser considerado “estraga prazeres” pra quem ainda não assistiu PROMETHEUS!

E se realmente não tivermos um propósito e existimos somente porque “alguém conseguiu fazer”?
E se a roda da criação (já ouvi isso em algum lugar?) não tiver fim? Pra isso, ela teria que ser circular... o UM criou OUTRO, que criou OUTRO, que criou o UM. Mas pra isso, não vejo saída, senão voltar no tempo... por exemplo, imaginando que o homem atingisse um grau de conhecimento capaz de viajar no tempo e no principio de tudo, semeasse a vida na Terra. O homem teria criado o homem. Isso é possível em alguma teoria física?? Minha ignorância me limita... a frase “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha” tem alguma coisa a ver com isso?
Mas, nessa roda da criação que imaginei, não seria o próprio homem seu criador e sim alguém no final da roda, que fecha o elo e inicia tudo de novo... mas, esse fechamento do elo eu só consigo imaginar com viagem no tempo... estou sendo muito simplista???
Fiz essa pergunta ao Marcelo Gleiser, via facebook, e espero que ele me responda...rs Na ausência de Carl Sagan, não sei bem a quem me reportar!!! Rsrs (audácia de uma fã incondicional)
Vamos aguardar uma resposta... Curiosidade é a mola propulsora de mundo!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

As idas e vindas do amor

Não gosto de fofocas de celebridades, especialmente porque é um troca-troca dos infernos e que não traz nada de produtivo pra ninguém (nem pra eles mesmos), MAS como é inevitável, li sobre a separação do Bruno Gagliasso e da Giovana Ewbank e achei interessantíssima a declaração da ex do Bruno (a ex, ex – antes da Giovana!) falando discretamente no seu twitter “Quem ri por último, ri melhor! hahahaha”. Ela se referia ao fato de que seu casamento com Bruno terminou porque ele a traiu com a Giovana... e agora, o casamento com a Giovana acaba porque ele a traiu com a modelo grávida...
Isso deixa uma lição para nós meninas – se o seu relacionamento começou com traição, significa que ele é capaz disso com alguém que já amou um dia... e esse alguém pode ser você no futuro... ENTENDEU?
Portanto, se for pra começar um relacionamento com alguém que ainda está com outra pessoa, exija que ele dê um ponto final antes... é educado, respeitador e mostra o que você espera da relação com ele...
Pessoalmente, já acho arriscado se envolver com alguém dessa forma, saindo direto de um relacionamento para outro, MAS se não tiver outro jeito, ao menos faça com dignidade!

Se hoje você desrespeita alguém, amanhã será desrespeitado também. É a lei do eterno retorno. Pra quem acredita nela ou não.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um sonho

Discurso de Martin Luther King Jr. em 1963:
"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia... meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos.
...

E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

"Livre afinal, livre afinal.
Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."

Infelizmente, ainda é apenas um sonho... de que as pessoas de todas as crenças possam andar de mãos dadas ou, ao menos, respeitando umas às outras...