Postagens populares

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Adoro um "tapa na cara" intelectual!

Hoje passei por uma dessas situações que adoro! Ver que algo em que eu acreditava não é verdade. Esses “tapas na cara” são ótimos para estimular o raciocínio.

Tenho a ATEA no face (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) e já compartilhei vários posts deles. Infelizmente me deparei com um post calunioso em relação à figura do papa (líder religioso que não defendo, não sigo e apenas admiro esporadicamente), então fiz meu comentário repudiando o post intelectualmente, o que criou um “rebú” histórico naquela página, com 2/3 de likes no meu coment, comparado aos likes do post deles (e crescendo!)... a ponto de a página responder ao meu coment em outro post falando que “se não gostou dislike”.

Isso me fez pensar em como a arrogância pode cegar as pessoas mais brilhantes. Respeito a ATEA como um grupo que luta contra as atrocidades religiosas, MAS acho que como uma das maiores páginas de ateísmo do facebook deveriam tomar mais cuidado com o tipo de imagem que passam, especialmente aos “indecisos” que poderiam tomar gosto pelo raciocínio, mas por conta de ataques arrogantes podem acabar se perdendo para a religião e deixando que outros pensem por eles.

No estatuto social da ATEA vemos o objetivo de “divulgação científica” ao que pouco se presta nos últimos tempos, substituído por chacotas de mau gosto que não estimulam o raciocínio, servindo apenas para afastar possíveis adeptos e difamar os livres pensadores de um modo geral.

Entre os seguidores vejo “crianças intelectuais” assumindo uma identidade de ateus simplesmente para radicalizar. Não entendem que o ateísmo e o agnosticismo tem a ver com “pensar fora da caixinha”, questionar o que tomam como verdade e estar ciente de que ninguém é dono dela, nem mesmo aquele que duvida.

Ser agnóstica pra mim é motivo de orgulho, porque representa uma vida independente de crenças alheias (mesmo que vc pense que sua religião é sua, ela foi insculpida na sua cabeça por seus pais, avós, padre/pastor), uma vida de liberdade de pensamento, mas NUNCA uma vida de ataque a outra pessoa simplesmente por pensar diferente de mim.

Claro que por ser livre pensadora, acabo ofendendo aqueles que não admitem quem pensa diferente deles, mas com esses não me importo, porque sempre serão vítimas de seus próprios preconceitos.

Não gosto de ver pseudo intelectuais agindo em nome de todos os ateus/agnósticos com o único objetivo de caluniar, ofender, ridicularizar, sem qualquer acréscimo intelectual.

Me irritam ateus que agem com maldade só para se diferenciar dos pseudo-santos religiosos... ninguém é inteiramente bom ou mau e assumir uma identidade má, desrespeitosa, cruel só para se firmar contra a religião é estupidez. Tanta estupidez quanto virar adorador do “diabo” só porque ele é o “inimigo dos crentes”. Não somos maus por sermos ateus/agnósticos e não devemos fazer os outros acreditarem nisso. Somos amigos da razão, somente isso. Somos aqueles que ponderam, duvidam, buscam por respostas que não nos foram dadas em troco de dízimo.


Por isso, a ATEA e nenhuma outra associação jamais me representará. Eu penso sozinha e continuarei assim.