Postagens populares

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DESABAFO

O Instituto Pró-Livro, cujo site tenho no “favoritos” do meu antigo blog, divulgou sua mais recente pesquisa RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. Na minha opinião, é um resultado muito triste, mas você pode tirar suas próprias conclusões...



- A média de leitura do brasileiro é de 4 livros por ano, sendo que apenas 2 são lidos até o final (!)


-Dos livros lidos, a bíblia é o mais lido no Brasil, seguido por livros didáticos, romance, livros religiosos, contos e livros infantis


-As mulheres lêem mais que os homens (53% contra 43%)


- 75% da população nunca freqüentou uma biblioteca na vida (nesse ponto, fica claro que o problema não são os preços do livros, como já se chegou a achar, afinal, biblioteca oferece leitura gratuita)


- Os principais motivos que mantém o brasileiro longe dos livros são falta de tempo (53%) e desinteresse pela leitura (30%)


-O livro digital já é de conhecimento de 30% dos brasileiros, mas apenas 18% já leram algum ebook


- Entre os passatempos do brasileiro, ler está em sexto lugar (28%), enquanto o primeiro lugar ainda é assistir televisão (85%)


- Os títulos mais mencionados na pesquisa foram: a biblia, A Cabana, Ágape e Sitio do Picapau Amarelo (detalhe-não existe um livro com esse titulo). Best sellers como Crepúsculo e Harry Potter também apareceram na pesquisa.



A conclusão, como disse a querida Ana Cristina Melo no Sobrecapa Literal, é que a pesquisa reflete a “realidade de uma grande massa de trabalhadores que encara nove horas de trabalho por dia, mais quatro horas de condução e que pensa tão somente, quando se fala em lazer, em desligar de tudo, desligar da vida dura diária.”


É triste perceber que a maioria dos brasileiros vive suas vidas assim - do trabalho para a frente da TV e da frente da TV para o trabalho - ainda se a TV aberta fosse minimamente educativa, mas sabemos que não é o caso... Não sou contra desligar a mente e assistir programas que em nada acrescentam, pois todos precisamos descansar, simplesmente pensando em nada... mas fazer isso todos os dias, pelo resto da vida... tem alguma coisa muito errada.


Arrisco-me a dizer que brasileiro não sabe o que é leitura... os livros citados na pesquisa, juntamente com o livro mais lido no Brasil, são todos “religiosos”... é interessante ler a bíblia? Sim, afinal, espiritualidade faz bem, mas ler SÓ ISSO? Não é ser um leitor... Além disso, a bíblia nem chega a ser literatura...


Wikipedia- Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.



Ou seja, os textos lidos pelos brasileiros não incentivam a retórica ou mesmo a arte... tirando o livro de Salmos (poético, talvez?), a biblia é um agrupado de informações quase-históricas (digo quase, pois há sérias controvérsias sobre a veracidade de certos fatos ali contados, em razão da maneira como foi escrita – o famoso “disse me disse”). Não estou desmerecendo essa leitura, pois um pouco de espiritualidade é bom pra todo mundo, acontece que estamos falando de literatura... e nesse campo, o brasileiro ainda não descobriu o que é ser um leitor!


Gostaria que o brasileiro percebesse que trabalhar 9 horas por dia não é empecilho pra chegar em casa e viajar nas páginas de um livro, visitar Paris e Roma sem sair do sofá, conhecer personagens irresistíveis e neles inspirar uma vida, visualizar o mundo de uma forma nunca antes imaginada, mudar a maneira de ver a si mesmo e de enxergar o mundo ao redor... tudo isso é crescimento mental, espiritual, que só a leitura contínua pode proporcionar (já que as gostosas - e filosóficas- conversas de fim de noite, a luz de velas, não acontecem há pelo menos uns 50 anos). Fico triste de perceber que para o brasileiro só resta TV e suas mesmices...

2 comentários:

  1. quem sabe se o povo brasileiro lesse mais poderia ter um avida melhor e lutar por coisas que acham que não valem mais a pena (política), mas achar que TV acrescenta alguma coisa???? impossível, pois nem os desenhos mais bobos acrescentam algo na vida da criança, a não ser alguns minutos de distração...triste realidade, mas se perguntar a qualquer um quem ganhou o BBB ahhh isso sim está na ponta da língua, mas pergunte qual foi o último livro que a pessoa leu??? com certeza ficará com cara de boba!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda se o brasileiro aliasse TV e literatura, a vida seria melhor, mas viver só de TV globo não dá...

    ResponderExcluir