Postagens populares

sábado, 10 de março de 2012

SUSPENSEEEE

Pediram a Alfred Hitchcock para definir suspense. Ele disse ao entrevistador para imaginar duas pessoas sentadas em uma mesa de café. Sob a mesa está um saco. No saco, uma bomba. Os personagens não sabem que a bomba está lá, mas os telespectadores sabem. Isso, segundo ele, é suspense.



De acordo com JP Morrell, "deve-se criar um suspense insuportável, e suspense manipula as emoções dos leitores. Uma vez que o incidente ameaça incitar o protagonista, o trabalho do escritor é prolongar essa trepidação o maior tempo possível. Como resultado, o suspense constrói e satisfaz quando o leitor quer desesperadamente que algo aconteça e isso não está acontecendo.


Suspense é explorar inseguranças dos leitores e medos básicos do desconhecido, a sua necessidade interior de derrotar inimigos, impedir o mal e vencer a adversidade.



Os leitores, se você já apresentou o seu protagonista de forma eficaz, estão em sua cabeça, lutando bem ali com ele contra seus adversários espertos e outras ameaças terríveis.


Como Ephron diz: "Pense em uma cena de suspense, como se fosse uma panela de pressão. Primeiro você aumenta um pouco, depois solta um pouco, dando a seus leitores e personagens um espaço para respirar, em seguida, aperte novamente, elevando ainda mais a pressão. Repita até ficar cozido."




Resources:
Jack M. Bickham, The 38 Most Common Fiction Writing Mistakes

Hallie Ephron, The Everything Guide to Writing Your First Novel
Jessica Page Morrell, Thanks, But This Isn’t For Us






De http://writersforensicsblog.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário