Postagens populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

APRENDENDO COM OS GATOS

Os animais podem nos dar grandes lições de vida!

Gatos, por exemplo: Jamais um gato se aproxima de alguém que chega no portão de sua casa (porque os gatos se acham donos da casa!) como os cães...eles guardam distância ou saem correndo para baixo da cama mais próxima ou para cima da árvore mais próxima - até que o ilustre desconhecido prove ser inofensivo e amigo de seu humano (porque os gatos é que nos possuem como bichinhos de estimação).

Lição 1 - Jamais confiar em alguém que não tenha provado ser de confiança - jamais especialmente à primeira vista. O sábio ditado popular diz que "somente conhecemos alguém, depois de comer um saco de sal juntos" - o que quer dizer, anos de convivência.

Gatos estão sempre prontos a deixar o recinto! Acariciam seu humano, indo daquí para lá e de lá para cá, pulam sobre o peito de seu humano deitado no sofá, passam o bigode (com seu cheirinho para marcar território) nas mãos e na roupa, acomodam-se sobre o peito ou no colo de seu humaninho gostoso, dormem ou ficam ronronando, mostrando seu grande amor pelo seu bichinho de estimação.  Mas assim que percebem que seu humano se cansou e vai mudar de lado ou levantar-se, pulam ao menor sinal de movimento e não se sentem rejeitados por causa disso. Apenas mudam de lugar ou de humano.

Lição 2 - Estar sempre alerta para perceber a "deixa". Para perceber o momento exato de deixar o recinto com graça e descontração, sem se julgar jogado para escanteio - apenas mudar de lugar ou de humano.
Gatos jamais caem na mesma armadilha! Se algo os assusta uma vez , em determinado lugar - esse lugar será evitado a qualquer custo pelo resto de sua vida! Eles passam "ao largo" por um local no chão onde uma vez, anos atrás, um fio desencapado lhes deu um choque - mesmo que nem exista mais o fio por ali. Se sofrem algum tipo de agressão, jamais voltarão a confiar no agressor - mesmo que este lhe dê comida, tente acariciá-lo, ele será sempre o agressor, jamais receberá um arratinho ou uma passadinha de bigode. Gatos não são como os cães, que esquecem e perdoam - e correm o risco de serem agredidos novamente. Gatos estão sempre atentos!

Lição 3 - Gatos são espertos! Grandes professores!

Gatos dormem muito! Mas muito mesmo! O que significa que não perdem o sono por nada! Não ficam remoendo o dia , lembrando o ratinho que escapou, a borboleta que imaginou (gatos tem uma imaginação incrível!) ou preocupados se terão uma raçãozinha no prato, no dia seguinte ou a hora que acordarem no meio da tarde...a hora que for, uma hora qualquer, eles encontrarão algo para comer: ração no pratinho, um grilinho, uma lagartixa...deixa o mundo rodar...as coisas acontecerão no seu devido tempo.

Lição 4 - Tranquilidade. Aceitar as coisas exatamente como são e na hora certa, procurar o que precisamos - sem gulodices  (às vezes, somos muito gulosos sobre pessoas e coisas) e sem exageros. 
Gatos levam tudo na brincadeira! Qualquer coisa em movimento é motivo para uma corrida, para uma cambalhota, para uma patadinha, dessas que eles dão em tudo pra ver o que é. Gatos se divertem muito!

Usam a imaginação como ninguém: pegam um canudinho de folha seca e escondem sob o tapete e depois, ficam "lutando" pra caçar o" bichinho que se escondeu sob o tapete"! Acho mesmo que essa é uma grande lição: levar tudo na brincadeira! Nada deve ser tão sério a ponto de estragar o gosto de brincar. Tudo deve ter a leveza de uma folhinha  seca!

Ah, os gatos! Adoráveis criaturas!

Postado originalmente em www.ivone-fagundes.zip.net    (blog da mamis!!! rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário