Postagens populares

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Bóson de Higgs e as coisas que eu não queria dizer! rs

A evolução da vida na Terra já está cientificamente comprovada. Os criacionistas se apegam a poucas lacunas que, com o passar do tempo e o desenvolvimento da ciência, vão sendo devidamente preenchidas.
Cito somente um exemplo clássico da irredutibilidade complexa (que pra mim, sempre foi o único argumento plausível para o criacionismo, mas ainda assim, com o avanço da ciência, os exemplos vão se acabando), o sistema imunológico.
A aparente irredutibilidade do sistema imunológico é um dos exemplos criacionistas que sobram, pois vive de lacunas na ciência para justificar sua tese (como se as lacunas SÓ pudessem ser substituídas por Deus), até que essas lacunas sejam preenchidas pelo conhecimento, como aconteceu com a aparente irredutibilidade do olho e das asas.
O autor da teoria da irredutibilidade complexa foi colocado para depor sobre o tema, nos Estados Unidos - só lá esses absurdos jurídicos acontecem... RS
Michael Behe ( tenho um livro dele que me convenceu por um tempo... “A Caixa Preta de Darwin”) foi perguntado sobre o sistema imunológico e a sentença do juiz foi assim: “...o professor Behe foi questionado sobre sua alegação, feita em 1996, de que a ciência jamais encontraria uma explicação evolutiva para o sistema imune. Ele foi colocado diante de 58 publicações avaliadas por pares acadêmicos, nove livros e vários capítulos sobre imunologia de livros didáticos a respeito da evolução do sistema imunológico, no entanto ele simplesmente insistiu que isso ainda não era evidência suficiente da evolução... por sorte, existem cientistas que pesquisam em busca de respostas para a pergunta sobre a origem do sistema imunológico...seu empenho nos ajuda a combater e curar condições médicas graves. O professor Behe e todo o movimento do design inteligente, pelo contrário, não estão fazendo nada para obter avanços no conhecimento científico ou médico, e estão dizendo às gerações futuras de cientistas:não liguem para isso.”
Nesse mesmo sentido, choveu de criacionistas dizendo que a construção do acelerador de partículas do CERN era um desperdício de dinheiro, pois nunca acharam o bóson de Higgs e, ao contrário, encontraram evidências de que ele NÃO existia... quero ver como ficam essas falácias, depois da notícia de anteontem.
Como a evolução das espécies fica evidenciada a cada dia, os contra argumentadores começaram a se apegar à origem da vida, que é um pouco mais complicada de comprovar, pois não está escancarada em fósseis que evidenciam as fases evolutivas das espécies.
Faltava o Bóson de Higgs... ele é chamado inadvertidamente de “partícula de Deus”, mas de Deus não tem nada, pelo contrário, substitui sua “mão” na hora de criar a matéria.
Em termos bem leigos, o bóson é o estado imediatamente anterior à matéria. Seria aquele “sobrenatural” ou a “coisa imaterial” de onde surgiu a matéria e, bilhões de anos de evolução depois, a vida.
A lição que tiramos é que quanto mais evoluímos como seres pensantes, mais descobrimos realmente como as coisas funcionam. E deixar de lado a ciência por medo do inferno (afinal, o fim dos tempos é marcado pelo avanço do conhecimento, certo?) é uma opção de preguiçosos (diz Richard Dawkins). É mais fácil acreditar no sobrenatural do que tentar entender física, matemática, química e biologia...
Minha tendência é mais para o agnosticismo que para o ateísmo... não creio e nem descreio na existência de Deus, até que me provem algo concreto... o ateísmo já considera que existem mais provas para a não existência que para a existência. Eu prefiro acreditar na existência de uma vida depois da morte e, portanto, em uma existência sobrenatural que, em última análise, permitiria a existência de seres sobrenaturais ainda mais superiores em escala evolutiva (Darwinismo aplicado a Deus rsrs). Influência de minha criação, como diria Dawkins...rs
Enfim, não descreio no sobrenatural como Dawkins (a quem respeito muito pela inteligência), mas não creio na religião (espero que reconheçam minha afirmação corajosa, num mundo dominado por religiosos e onde muitos cientistas não têm a coragem de assumir isso rsrs)
Já que estou no assunto (que prometo não alongar, afinal, não é o intuito desse blog), prefiro falar tudo de uma vez, afinal, falar pela metade seria covardia... (incrivel como precisa ter coragem pra confrontar ideias majoritárias, ainda que irracionais).
Conforme Richard Dawkins em “Deus – um delírio” (recomendadíssimo!!!), a sociedade não precisa de religião para ser boa, pois fazer o bem com medo de ser punido, não é genuinamente fazer o bem.

12 comentários:

  1. Oi Vanessa! Adoro seu blog, mas dessa vez vou ter que "ir contra" hehehe. Também concordo que a sociedade não precisa de religião para ser boa, muito pelo contrário, até porquê a religiçao foi criada pelo homem. Mas tenho certeza que ela(sociedade) precisa de Deus (que são coisas muito diferentes).
    A teoria de Bóson de Higgs, que ainda não é uma Lei, e sim uma teoria, como a teoria da evolução, pode sim ser real. Mas o que isso impede de que Deus exista?
    E provar que Deus existe ou não é a mesma coisa que tentar provar que o amor existe para quem não acredita nele. Só que a partir do momento que você ama, você sente coisas que jamais sentiu, e é meio que "inexplicável". Não estou falando paixão, e sim amor.
    E com Deus, infelizmente a mesma coisa, só quem conhece ele de verdade, e não uma religiao, é que pode experimentar certas coisas.
    Acredito que ciência e Deus possam andar junto, elas não se anulam.

    Espero que não tenha achado ruim meu comentário! hehehe
    BEijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, outra coisa, rsrsrs. Quem faz o bem por medo de ser punido por Deus, realmente esta se apegando a uma religião. Deus nos ama, independente de qualquer coisa, e nos ensina sim a fazer o bem, termos bom caráter, amar ao próximo, a NÂO JULGAR, entre diversas outras coisas. O triste é que as pessoas, se apegam a religião, e não a esses princípios básicos de Deus, que se realmente as pessoas seguissem ,a sociedade seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ah, só mais um comentário! Adoro seu blog!!! Seus post são muito inteligentes!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália! Achar ruim seu coment? Pelo contrário! Fico feliz que visite o blog (tb dou umas espiadas no seu!!) e comente, mesmo que seja pra discordar! rs Como eu disse, Deus e religião são coisas distintas sim... eu prefiro acreditar na existência de Deus (na verdade no sobrenatural) e não concordo com a existência da religião... E também acho que o bóson não anula imediatamente a existência de Deus, somente a ideia do criacionismo, pois fica mais uma vez comprovada a evolução do cosmos e consequentemente, da vida.
    Quanto ao amor, tem as explicações científicas pra essa sensação maravilhosa... mas, acho que às vezes a ciência retira a poesia das coisas, então preferimos acreditar que ele é "inexplicável"... rs Nesse ponto que discordo de vc, pois o amor tem uma explicação quimica e biológica... por que Deus não teria?? O problema é que as religiões tentam explicar Deus como alheio à racionalidade, ou seja, NADA pode explicar NUNCA... assim a tese fica imune a qualquer raciocínio lógico... Seria como eu dizer "vc precisa acreditar em mim, porque EU SEI que fadas existem"... enfim, é uma opção... e como eu disse, uma opção que eu TB prefiro acreditar... não porque eu ache que Deus comanda nossas vidas e dependemos dele pra alguma coisa (como disse, acho que a sociedade é boa SEM Deus), mas porq eu quero crer que depois da vida, existe algo mais... e pra isso, eu tenho que acreditar no sobrenatural...
    Enfim, acho que acreditar em Deus como responsável pelo nosso bom caráter, é acreditar na religião que manda fazer o bem, senão vai pro inferno... eu faço o bem porque quero e acredito que a soceidade convive melhor assim, não porque Deus está vendo ou mandou...
    É mais ou menos isso...rs Obrigada por comentar!!!! Passa aqui sempre!! rs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post, gostei da reflexão. Porém essa dúvida que te resta sobre existência ou não de Deus é só mais umas fase em que passamos quando estamos no caminho de nos tornar ateu, passei por isso e a maioria passou. Quando você evoluir um pouco mais suas ideias, que são boas, irremediavelmente vc fará parte da "verdade maior". Eu entendo seu ponto, você está preferindo errar no excesso, mas tudo bem isso é passageiro. Temos que aceitar que somos apenas mais uma espécie nesse planeta que como milhares de outras que vieram e já se foram. Parabéns pela coragem em assumir principalmente sua insegurança.

    ResponderExcluir
  6. Obaa!!! Coment ateu tb!! :) Anônimo (aliás, por que anônimo?), seja por influência da criação ou por necessidade emocional, ainda pretendo desenvolver uma hipótese que valide a existência do sobrenatural, sem constranger a hipótese de Dawkins (na qual acredito também) da inexistência do Deus onipresente, onipotente e onisciente... quando estiver pronta, posto aqui! :)

    ResponderExcluir
  7. hummm conversas sábias e interessantes nos post anteriores, lá vai minha colaboração! Se acreditamos em Deus é porque realmente acreditamos que há vida após a morte, e que estamos aqui de passagem, mas que devemos cumprir "nossa missão" da melhor forma possível, aliás se toda religião pregasse a verdade sobre Deus, talvez não existiria a guerra, o ódio, a inveja e outras coisas ruins! Mas eu acredito em Deus e em todas as energias positivas que o ser humano pode transmitir, aliás quando você se depara com uma situação que acha que não vai aguentar, Deus te prova o contrário. Leio muito sobre todas as religiões, já fui em várias, mas o importante é você ter a mente aberta para conhecer outras coisas também! Mas acredito que toda energia na Terra está na cabeça de cada ser humano, é só ele perceber que pode fazer grandes coisas com o seu bom pensamento!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE SOBRE DEUS?? ENERGIA DA TERRA NA CABEÇA DAS PESSOAS????? POR FAVOR, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO

      Excluir
  8. Mi, primeiro obrigada por mais um coment seu! :) Acho que nós que não seguimos uma religião, confundimos muito esse negócio de energia com Deus.... a ciência já comprovou a existência de energias sutis (aquela do reiki, por exemplo) e isso é real... mas nossa tendência é acreditar que esse tipo de energia possa ser algo maior e chegar a um Deus pensante... confesso que quanto mais leio, mais dúvidas tenho, embora eu QUEIRA acreditar na vida após a morte (SEM RELIGIÃO!!).. Mas, acima de tudo, precisamos estar com a mente aberta pro conhecimento, vc tem toda razão!! bjok!!

    ResponderExcluir
  9. É anônimo não venha questionar o que EU acredito ou deixo de acreditar, e o mundo inteiro vive de energia, como você também vive, senão não estaria aqui escrevendo nesse momento no blog da minha amiga!!! E saiba que cada folha que cai de uma árvore e cada gota que corre no seu sangue foi Deus que quiz assim e quando ele achar que você já cumpriu (ou não) a sua missão aqui na Terra, você deixará essa vida e viverá em outra, isso é fato!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então vc esta dizendo q esse Deus que vc acredita ele mata as pessoas depois de elas terem ou não cumprido as suas missões. é isso?

      Excluir
  10. Você pelo jeito não leu ou não entendeu nada do que está escrito em meu post! Eu não vou ficar discutindo com uma pessoa que nem sequer conheço e já veio me dando "sermões" do que acha que é certo (e eu não)! Claro que se você me conhecesse ou vice e versa poderíamos ficar horas a fio discutindo sobre o assunto, mas estou aqui para comentar os post da autora e não de outras opiniões!

    ResponderExcluir